Chuvas intensas colocam três regiões de Pernambuco em estado de observação
Alerta foi emitido pela Apac na manhã desta quinta-feira (27)

A quinta-feira (27) começou debaixo d’água em várias partes de Pernambuco. As regiões da Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul e a Região Metropolitana do Recife amanheceram sob forte chuva, e a previsão é de que o tempo continue instável até esta sexta-feira (28). O alerta foi emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que classificou a situação como “Estado de Observação”.
O que está causando as chuvas?
O fenômeno responsável pelo tempo fechado é um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), um sistema meteorológico que atua na Região Nordeste e pode provocar chuvas de intensidade moderada. Segundo a Apac, esse tipo de vórtice gera instabilidade atmosférica, favorecendo a formação de nuvens carregadas.
Onde choveu mais?
Cabo de Santo Agostinho: 39,87mm de chuva nas últimas 6 horas;
Camaragibe: 42,36mm acumulados nas últimas 12 horas, sendo a cidade mais afetada no período;
Recife: 40mm de precipitação nas últimas 12 horas.
O que esperar?
O alerta de Estado de Observação indica que as chuvas podem persistir, mas sem risco iminente de eventos extremos. No entanto, a recomendação é de atenção redobrada, especialmente em áreas de risco de alagamentos e deslizamentos.
Moradores devem acompanhar as atualizações da Apac e seguir as orientações da Defesa Civil para evitar transtornos. Enquanto isso, o jeito é se preparar para mais um dia de tempo fechado e manter o guarda-chuva por perto
COMENTÁRIOS