Lula define futuro do ministro pernambucano José Múcio
Ministro teria pedido para deixar a pasta da Defesa

A jornalista Débora Bergamasco, da CNN Brasil, apurou que o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, continuará no comando da pasta. A decisão foi tomada após reunião pessoal com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última sexta-feira (31).
Os bastidores da decisão
Fontes do Palácio do Planalto informaram que Lula insistiu para que Múcio permanecesse no cargo.
- O ministro atendeu ao pedido, mesmo tendo manifestado anteriormente o desejo de deixar o governo para se dedicar à família.Publicidade
Múcio já havia comentado com interlocutores que foi Lula quem abriu as portas do governo para ele e que, para sair, apenas o presidente poderia "descerrá-la" sem comprometer a amizade de décadas.
Dificuldade na escolha de um substituto
A permanência de Múcio se dá, entre outros fatores, pela dificuldade de Lula em encontrar um substituto que tivesse a confiança tanto do presidente quanto dos comandantes das Forças Armadas.
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) chegou a ser cogitado para assumir a Defesa, o que o faria deixar o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
No contexto da reforma ministerial, o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também foi considerado para assumir o MDIC ou o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Expectativa para a reforma ministerial
A reforma ministerial do governo Lula deve ocorrer nas próximas semanas, após a definição das eleições para as presidências da Câmara e do Senado.
Apesar das especulações, o presidente ainda não tomou uma decisão definitiva sobre o futuro de Pacheco e outras mudanças no alto escalão do governo.
COMENTÁRIOS